sexta-feira, 18 de março de 2011

O que fazemos para melhorar o Brasil?

O que fazemos para melhorar o Brasil?
Vivemos uma época histórica em que voltamos a ter orgulho do Brasil. Os bons sinais estão por toda parte. Gente que só podia viajar de ônibus hoje ajuda a lotar os aeroportos.
Quem só comia frango, frequenta churrascaria. Quem era obrigado a se escravizar no campo em troca de uma bóia fria, hoje pode mandar os filhos estudar na cidade e ter a certeza que vai ter alguma coisa para comer na próxima refeição.
O Brasil melhorou e muito. E de certa maneira ajudamos nesta mudança ao apoiarmos, mesmo quase que sem uma participação direta, as decisões dos nossos governantes a favor do controle da inflação, da distribuição de renda, da melhoria no crédito.
Mas se aprendermos a olhar com mais detalhes para nossa história recente vamos descobrir que muita coisa deu certo porque soubemos escolher o lado certo nas disputas políticas que nos apresentaram.
Apoiamos o Itamar Franco e o FHC porque eles nos propuseram o Plano Real com o controle da inflação. Escolhemos Lula duas vezes porque a gente tinha certeza que ele apostaria de verdade na distribuição de renda, com um reforço nos nossos salários e com a melhoria no crédito.
Mas ainda não conseguimos responder de maneira direta à pergunta: “O que fazemos para melhorar Brasil?”
Será que acompanhamos de perto a situação do posto de saúde do nosso bairro e em caso de ser necessária uma melhoria, ligamos para o nosso vereador e o fazemos tomar providência?
Será que nos interessamos pelo que a escola está ensinando aos nossos filhos? Ou participamos das reuniões do Conseg para opinar e ajudar as lideranças locais a melhorar a segurança do nosso bairro?
Quando a gente se preocupa com a situação do Posto de Saúde, estamos contribuindo para melhorar a Saúde no Brasil. Quando acompanhamos o que nossos filhos aprendem e nos oferecemos para ajudar os professores e diretores, estamos investindo diretamente na melhoria da Educação no nosso País.
Ou seja, ao nos envolvermos socialmente com as pontas do Poder Público que se manifestam através do Posto de Saúde, da Escola e das Delegacias de Policia estamos contribuindo com nossa opinião e participação para melhorar, de verdade, o Brasil.
É uma maneira de acelerar os resultados a favor dos nossos filhos e do nosso futuro. E avançar muito alem da escolha de propostas feitas por políticos. Pois na hora que colocamos a mão na massa da nossa história, nós obrigamos os políticos a seguirem nossas vontades de um Brasil muito mais moderno, muito mais justo, com muito mais distribuição de renda.
Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá