sexta-feira, 17 de junho de 2011

Não há meio ambiente sem gente

Este é o primeiro de uma série de artigos que pretendo dividir com vocês, amigos e amigas de Mauá.
Uma visita rápida ao site oficial da cidade nos mostra que Mauá aposta no meio ambiente, neste mês de junho. Através da Secretaria de Meio Ambiente, os habitantes daqui poderão discutir a política de resíduos urbanos, os projetos de coleta e de tratamento de esgoto.
Os moradores da cidade participarão, ainda, de um desfile com roupas produzidas com materiais recicláveis e do balanço de dois anos das câmaras de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos. Haverá, também, palestras sobre compostagem e arborização urbana.
Parabéns Mauá, à sua prefeitura, aos seus vereadores e, principalmente, aos seus cidadãos. Uma cidade que dá um passo destes está absolutamente preparada para discutir, também, a busca da qualidade de vida para seus moradores.
Porque não há meio ambiente sem gente. Nem é possível acreditar de verdade que estamos melhorando a qualidade do esgoto e da nossa água, protegendo nosso verde e nossa fauna se deixarmos de fora as crianças, os adultos que precisam de empregos, os idosos que entregaram grande parte de suas vidas para que Mauá tenha hoje o vigor que tem.
As lições que a cidade transfere para seus habitantes ao buscar uma solução de curto prazo para o meio ambiente passará, também, por investimentos em infra-estrutura urbana. Por que tão importante quanto o verde e o meio ambiente é a garantia de qualidade de vida para as populações que, infelizmente, ainda vivem em favelas, nas encostas dos morros e sem a segurança que nossas famílias merecem.
Por isso, aproveite as atividades à sua disposição na cidade e participe. As plantas e o meio ambiente precisam falar através de você. É sua preocupação cidadã, sua vontade de colaborar e contribuir para a dinâmica cívica da cidade que ajudará a avançarmos muito além das conquistas possíveis em torno do meio ambiente.
Temos, claro, dificuldades imensas à frente. Todas superáveis pela sua fé nos destinos de Mauá. Vamos levar para as ruas nossa preocupação com a qualidade de vida nas nossas escolas e nos postos de saúde. Reafirmando sempre nosso compromisso de manter a cidade limpa, nos trinques, para evitar sobrecarregar nossas redes de esgoto e acumular lixo que volta a prejudicar a saúde pública quando as chuvas chegarem.
Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário