terça-feira, 3 de maio de 2011

Governo anuncia a qualificação de mão de obra

Governo anuncia qualificação de mão de obra
Até que enfim caiu a ficha do governo federal que assume a iniciativa de qualificar 3,5 milhões de trabalhadores até 2014, o ano da Copa do Mundo no Brasil. Com a promessa de treinar pelo menos 500 mil trabalhadores ainda em 2011.
Agora é que nós, lideranças dos trabalhadores, pais e mães preocupados com o futuro imediato dos nossos filhos e os trabalhadores e trabalhadoras que precisam se requalificar para ampliar as oportunidades de emprego, agora é que vamos ter a chance de avaliar a eficiência dos cursos que serão oferecidos.
Porque, infelizmente, existe uma tradição no Brasil de se fingir que ensina enquanto se exige dos alunos que se finja que aprende. Cria-se uma situação adequada a discursos mas que não resolve o problema de melhorar as oportunidades de emprego. Pois nenhuma empresa vai contratar profissionais que fingem que têm qualificação.
Como existe a pressão da Copa do Mundo e das Olimpíadas, associada ao aquecimento da economia interna, com uma necessidade imensa de mais e mais profissionais no mercado, estamos em alerta máximo para o anúncio de qualificação da presidente Dilma Rousseff.
Boa vontade da parte dos trabalhadores não falta. Temos consciência que precisamos (e muito) de bons cursos de qualificação. Os trabalhadores e trabalhadoras do Grande ABC têm ainda como referência os treinamentos oferecidos pelo Sesi, Senai, Senac e Sesc. É deste tipo de ensino de qualidade que precisamos. Sem custos para os trabalhadores que não têm mais como financiar qualificação.
Pois ao longo dos anos, enquanto se fingia que se qualificava, muitos trabalhadores assumiram os custos de financiar as faculdades suas e dos seus filhos. Nem sempre com o retorno financeiro esperado, pois batiam de frente com um mercado com poucas oportunidades.
Agora, a situação é outra. O Brasil cresce e já sofre com o apagão de mão de obra. É hora, portanto, de entrar no campo da qualificação para valer. Para não perdermos as oportunidades que nossa economia vai gerar e que queremos que sejam para todos os brasileiros e brasileiras.
Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário