segunda-feira, 26 de março de 2012

Mulher, mãe, companheira

Está chegando mais um Dia Internacional da Mulher, que registramos em 8 de março para relembrar o massacre que aconteceu no dia 25 de março de 1911, nos EUA, na Triangle Shirtwaist Company, uma fábrica têxtil que ocupava do oitavo ao décimo andar de um prédio, e que empregava 600 trabalhadores.
A maioria eram mulheres imigrantes judias e italianas com idade entre 13 e 23 anos. Parte dos trabalhadores conseguiu chegar as escadas, descendo para a rua ou subindo no telhado. Outros desceram pelo elevador.
O fogo e a fumaça aumentaram e muitos trabalhadores desesperados pularam pelas janelas e algumas mulheres morreram nas próprias máquinas. Na tragédia 146 pessoas morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens.
Da tragédia surge então o Dia Internacional da Mulher. Que a gente usa para homenagear as mulheres, as companheiras e as mães de nossos filhos.
Fonte de vida, as mulheres são essenciais para o futuro da humanidade, determinantes para a sobrevivência de nossas famílias, absolutamente imprescindíveis na manutenção do tecido social que é costurado a partir de nossos lares.
Mesmo assim, socialmente, ainda não as tratamos com o devido carinho e respeito sociais.
Segundo dados do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos – as mulheres correspondem a 41% da População Economicamente Ativa (PEA) do Brasil e mais de um quarto das famílias são chefiadas por elas. Mas nem tudo são flores. Pela pesquisa, as mulheres possuem maior nível de escolaridade que os homens, porém não ocupam funções compatíveis com sua formação, além de ter remuneração menor se comparada ao sexo oposto.
Ou seja, a tragédia que nos ajudou a instituir o Dia Internacional da Mulher continua a queimar oportunidades, a transformarem cinzas o futuro de mulheres que poderiam, porque merecem, ter salários ajustados à sua formação, não fosse ainda, o preconceito, a perseguição e a indiferençaa social com que tratamos as mulheres que são também nossas esposas, nossas mães, nossas companheiras.
Vamos aproveitar o Dia Internacional da Mulher e refletir a respeito.
Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário