quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sindicalização é moeda forte

Os empresários têm a seu lado o poder do Capital. Com a ajuda de banqueiros e do lucro que arrancam das nossas costas e da entrega de nossas vidas à produção, em que consumimos nossa saúde, corações e mentes, eles acumulam capital e investem na expansão de seus negócios. Ou seja, ficam cada vez mais ricos graças à apropriação do que fazem do que produzimos. É essa a essência do sistema capitalista.
Já os trabalhadores não têm capital nem acesso aos empréstimos bancários. Somos mantidos apenas com nossos salários. E ainda somos responsáveis por pagar pela manutenção das nossas famílias, pela criação e educação dos nossos filhos, que mais tarde vão ser usados pelo sistema capitalista para renovar sua mão-de-obra nas fábricas, nas lojas, nos campos.
Mas nós trabalhadores e trabalhadoras temos uma moeda muito mais forte que o capital. Nós temos sempre a possibilidade de união em massa em torno do nosso Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá. A História prova que toda vez que se aumenta a sindicalização que conseguimos fazer valer nossas vontades, dentro e fora das fábricas, e conquistar melhorias salariais e nas condições de trabalho.
Vivemos uma época que tem tudo a nosso favor. A economia brasileira se recupera com a participação dos trabalhadores e do governo Lula, eleito com nossa participação.
Agora, é a hora de mostrarmos capacidade de organização e mobilização. E o primeiro passo é se sindicalizar. Se juntar ao nosso Sindicato para acumular força e capacidade de pressão.
Temos tarefas gigantescas neste ano eleitoral, quando os políticos ficam mais sensíveis e nos ouvem mais. Vamos lutar pela aprovação da redução da jornada para 40 horas semanais, sem redução de salários. Vamos defender a lei que repassa 5% do lucro líquido das empresas para seus trabalhadores. Vamos insistir pela aprovação da Convenção 158, da OIT, que regulariza a demissão imotivada e acaba com a sangria desatada da rotatividade.
Mas precisamos mostrar força e organização. Por isso, é muito importante que você, companheiro e companheira, se torne sócio do nosso Sindicato. Afinal, o trabalhador sindicalizado é a moeda forte da categoria. E a partir do seu empenho é que confirmaremos conquistas trabalhistas e salariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário