sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Parabéns pelos 58 anos da Petrobras

Nesta semana a Petrobrás completa 58 anos. E quem ainda é muito jovem talvez não saiba a histórica luta que os trabalhadores e os partidos de esquerda travaram em torno do lema “O Petróleo é nosso”, para que também a Petrobras continuasse sobre o controle dos brasileiros.
Quando se descobriram as primeiras jazidas de petróleo no Brasil, o petróleo já era uma commodity estratégica em função dos seus derivados, óleo, gasolina, resinas, borrachas, etc. produzir componentes essenciais para sustentar a indústria automobilística.
Por isso, o resto do mundo, especialmente as grandes companhias de petróleo, como a Esso, a Shell e a Texaco sonhavam em controlar o mercado interno em torno do petróleo e seus derivados.
E valia tudo. Lobby poderosíssimo tentou arrancar o petróleo do controle do Estado brasileiro. Mas, a pressão popular, com os sindicatos dos trabalhadores à frente, entre eles o Sindicato dos Trabalhadores de Santo André e Mauá, conseguiu reverter a feroz campanha contra o nosso petróleo.
E se hoje temos o Pré-Sal é porque ontem lutamos e vencemos a luta do “Petróleo é nosso”.
Pois bem, aí vem aquele jovem e nos pergunta: “e o que nós temos a ver com isso?” Bem se você mora em Santo André e Mauá eis algumas informações que talvez te interesse. Não fomos muito longe para consegui-las. Basta uma olhada rápida na internet que você também encontrará as mesmas informações:
“ O Pólo Petroquímico do Grande ABC começou sua história em 1954, quando a Petrobras instalou uma de suas primeiras unidades no Estado de São Paulo, a Refinaria de Capuava - na época, a maior refinaria de petróleo do país.
Hoje ele é composto por 14 indústrias que produzem os petroquímicos (etileno, propileno e polietileno, entre outros), a matéria-prima essencial para a fabricação de resinas, borrachas, tintas e plásticos, por exemplo, que atendem a indústrias de todos os segmentos.
A presença do Pólo Petroquímico no Grande ABC é um fator fundamental para a economia da região uma vez que, atualmente, os setores Químico e Petroquímico são responsáveis por 36% da arrecadação de ICMS do município de Santo André e 66% do município de Mauá, além de empregar direta e indiretamente, quase 25.000 pessoas.”
Aproveite e comemore com a gente os 58 anos da Petrobras.
Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário