sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Valorizar seu passe social

Somos condicionados a não nos preocupar muito com o significado do Poder Público. Para muitos de nós, Poder Público tem a ver com mando, com autoridade governamental, com política e, muitas vezes, com maracutaias e corrupção.
Infelizmente, quanto mais a gente pensa assim, mais os aproveitadores deitam e rolam na administração pública, pois conseguem nos enganar tanto nas eleições como no exercício de suas funções à frente das câmaras de vereadores, secretarias municipais e prefeituras.
E sem uma vigilância social se sentem à vontade para estabelecer acordos com corruptores e ganhar dinheiro com a corrupção ou conseguir favores pessoais usando a máquina do Estado para a qual deveriam prestar serviços com honestidade e integridade.
Daqui a um ano acontecerão novas eleições municipais. Escolheremos vereadores e prefeitos. E a corrida para as tais eleições começa a partir do próximo dia 7 de outubro.
No princípio, por restrições da lei eleitoral, os candidatos se apresentarão discretamente, tentando seduzir você e ganhar sua confiança. Para a partir do ano que vem, assim que começar a campanha pra valer, se apresentarem como sendo o seu candidato.
É o momento, portanto, de aprendermos a valorizar nosso passe social. Em vez de esperar passivamente que o candidato (ou candidata) te procure, tente identificar as principais lideranças de sua vila, comunidade, bairro ou cidade.
Ao identificá-las, se apresente para se integrar às suas campanhas. Mas não vá sozinho e, muito menos, tente se vender para participar da campanha.
É hora de você mostrar que tem preocupações sociais, que quer ter um representante à sua altura, que se comprometerá com você, seus amigos e pessoas de sua confiança, para poder nas eleições do ano que vem merecer seu voto.
Assim, com o seu passe social valorizado, você ajudará sua comunidade e sua cidade a estabelecer alianças com políticos sérios. Porque eles (e elas) existem. E desta maneira contribuirá para melhorar o exercício do Poder Público.
Ou seja, você participará diretamente da escolha dos que vão, a partir do ano que vem, se candidatar a receber o seu voto, para exercer o Poder Público com dignidade.
Só assim, teremos políticos que levarão a sério os investimentos sociais e respeitarão os recursos do Município que são arrecadados através de impostos que pagamos. Dinheiro que é para ser usado, com seriedade, nos investimentos em Educação, Saúde e Segurança Pública.
No fundo, o exercício do Poder Público depende de você. De seu envolvimento direto na ação política e de como você deixa claro para os candidatos aos cargos públicos quais são as condições para terem o seu voto e como os vigiará no exercício de suas funções.
Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário