sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

As tarefas inadiáveis

Começamos o ano e a pauleira do dia a dia acaba nos obrigando a esquecer até mesmo dos grandes planos que fizemos para nossas vidas entre o Natal e o Ano Novo. Só lembramos todos os dias, quando acordamos e quando nos deitamos, que pedimos sempre a Deus para nos manter saudáveis e felizes.
Mas existem tarefas que dependem da gente para serem começadas e encaminhadas para um final bem sucedido. Por exemplo, se quisermos melhorias significativas na nossa cidade, temos que resgatar lá do fundo de nossa alma a energia suficiente para aprender a cuidar de verdade do que nos interessa socialmente.
E não é uma tarefa fácil. Vigiar a atuação dos vereadores, dos prefeitos, dos funcionários públicos contratados pelas creches, postos de saúde, postos policiais e pronto socorros nos obriga a ter mais disciplina do que tentar executar os sonhos de toda uma vida.
É por isso que os políticos se aproveitam do nosso descuido, do nosso excesso de ocupação com nossa própria sobrevivência e tomam de assalto as prefeituras, o Estado e o Brasil para cuidar do lado lá deles.
Quando olhamos para o que acontece no Futebol e no Carnaval, contudo, a gente vê que não é muito difícil vigiar o que nos interessa. Cada um de nós sabe direitinho que time está jogando melhor, onde estão as qualidades e as deficiências, o que podemos fazer para ajudar, com críticas e sugestões.
Infelizmente, ainda não aprendemos a ter a mesma marcação cerrada com a escola de nossas crianças, com o posto de saúde ou com os policiais que cuidam (ou deveriam cuidar) da nossa segurança.
Felizmente, nunca é tarde para a gente aprender. E fica aqui a sugestão de colocar na sua agenda, ao lado dos seus sonhos diários de manter sua felicidade e sua saúde, o esforço extra para vigiar mais de perto nossos homens e mulheres públicos. Afinal, eles e elas estão lá cuidando do que é nosso, sustentado pela grana dos nossos impostos. Não é mesmo?
Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário