sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Educação para garantir a inclusão social e econômica

Foi publicado no domingo, 22/01, no jornal “Folha de S. Paulo” um estudo que define quem é quem nas classes sociais brasileiras. E a escolaridade se mostra fundamental para a inclusão social e econômica e para o crescimento da nova classe média.
O jornal entrevistou Priscila Cruz, diretora-executiva do movimento “Todos pela Educação” que afirma algo que já sabemos: quanto menor a escolaridade, menor a proteção contra as crises econômicas.
Porque um profissional com formação adequada pode canalizar com mais eficiência seus próprios talentos e criatividade. De nada adianta sermos criativos se nos faltam as qualificações educacionais básicas, como a conclusão do ensino médio ou de uma faculdade, por exemplo.
Cada vez mais, como insistimos, a educação formal é a chave que ajuda os profissionais a se encaixar em novas oportunidades. Mas também sabemos que de nada adianta o diploma sem que os conteúdos sejam de fato assimilados pelo estudante de hoje e o profissional de amanhã.
Por isso, o envolvimento da família é cada vez mais necessário para ajudar nossos filhos a participarem de verdade da Educação e a assimilarem a formação essencial para protegê-los profissionalmente, lhes garantido acesso a melhores empregos com salários decentes.
Outra constatação reproduzida na reportagem da “Folha” é que estudar e subir na vida ganham mais importância do que casar e ter filhos. Também algo que nós trabalhadores, no Chão de Fábrica ou em nossos bairros e vilas, já sabemos e nos esforçamos para que nossos jovens se concentrem na Educação como um investimento para toda a vida.
Principalmente, porque sabemos que sem uma boa educação, com diploma em mãos que reflita conteúdos verdadeiramente assimilados, fica quase impossível disputar as boas vagas que significam mais salários e mais satisfação pessoal, familiar e profissional.
Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário