sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Tirar leite da vida

É muito comum quando nos encontramos nestes tempos de uma neblina gostosa, em que o ano ainda não acabou e que o próximo ano nem começou, que avaliemos os anos anteriores e lancemos algumas moedas de desejo no futuro do próximo ano.
Queremos, claro, melhorar nossa eficiência e muitos nos presenteiam com a expressão “vamos nos preparar para tirar leite de pedra”, ou seja, vamos nos esforçar ao máximo para aproveitar e perceber oportunidades onde, avaliamos, deixamos escapar uma boa chance de um novo emprego, promoção ou até mesmo para evitar gastar erradamente.
Se bem que acho que a primeira avaliação que deveríamos fazer é que em vez de nos preparar para “tirar leite de pedra” que nos preparemos, em vez disso, para “tirar leite da vida”.
Quando nos concentramos na abundância infinita da vida (a dos outros e a nossa) vamos nos perceber, a todos os instantes, tendo que escolher e descartar oportunidades. Pois a vida, como já sabemos, mesmo quando não estamos muito atentos, está o tempo todo nos bombardeando com um novo jeito de encarar, enfrentar e terminar nossas tarefas, seja na fábrica ou em casa.
Através do contato com nossos amigos e parentes somos brindados todas as horas com ideias que só mesmo por absoluta falta de atenção deixamos escapar. Se pararmos para avaliar, veremos que é como se sonhássemos acordados. Em cada troca de ideias ouviremos, se estivermos atentos, uma maneira diferente e melhor de nos posicionar no mundo.
Mas prestar atenção à abundância do mundo ao nosso redor é cansativo. E as ideias chegam e as ouvimos em sonho e nos mantemos tão ocupados com a nossa sobrevivência imediata que as deixamos escapar.
Por isso, gostaria de chamar sua atenção para que no próximo ano tire algumas horas por mês, acho que não precisa mais do que isso, para ouvir profundamente seus interlocutores. Sejam eles amigos, colegas de ônibus ou de fábrica, parentes ou vizinhos.
Você verá que as pessoas se esforçam para confirmar suas existências e o fazem, na maioria das vezes, descrevendo uma maneira completamente diferente de aproveitar a vida.
Se você se mantiver atento (apesar do cansaço) com certeza construirá um belo ano para você e sua família. Se tiver, claro, a energia de colocar algumas das ideias em prática.
Mas mesmo que não consiga, você terá um ano muito mais produtivo. Pois será sempre aquele amigo atento, disposto a ouvir e a interagir. E cristalizar, assim, amizades e alianças para que todos nós possamos, quem sabe, melhorar nossa eficiência profissional, pessoal e social.
Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário