sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A travessia 2012

Chegamos ao final de 2011 e já podemos olhar, com certo ânimo, para o que nos espera em 2012. Nesta altura do campeonato já aprendemos separar o que realmente queremos do que apenas desejamos.
Nossos desejos ainda podem ser definidos por Paz, Harmonia Social, Saúde Pública, Emprego, Boa Remuneração. E o que queremos esbarra sempre no que é possível conquistar para que tenhamos, quem sabe, uma fração da Paz, da Harmonia, da Saúde e do Emprego com bons salários.
Desejar nos faz bem, principalmente, por nos encher de esperanças. Mas é importante, também, que nos organizemos para conquistar o que precisamos.
Emprego, por exemplo, depende da gente apenas parcialmente. Se não forem mantidas as políticas econômicas de proteção de nosso mercado interno, com redução dos juros, com ampliação dos investimentos produtivos, fica muito difícil expandir as vagas. Além disso, para termos uma chance mínima, precisamos de investimentos públicos na qualificação e na educação continuada de nossos jovens.
Os salários bons são decorrência de uma economia aquecida. Assim como a Saúde Pública pode ser melhorada com investimentos sérios, sem os desvios da corrupção, em bons hospitais, postos de saúde e, principalmente, médicos e enfermeiras qualificados.
A Harmoniza Social depende de nossa capacidade de diálogo, de respeito às opiniões que divergem das nossas e de insistir, com elegância e civilização, na defesa dos nossos interesses.
E a Paz faz parte do nosso DNA de brasileiros. Aliás, por acreditarmos demais na Paz e evitarmos demais conflitos que muitos setores da elite resolveram, ao longo dos anos, abusar de nossa paciência. Portanto, para garantir a paz que nos mantenha em condições de sobreviver com dignidade, talvez seja necessário melhorarmos nossa mobilização para provar para os políticos, patrões e para as elites que devem levar a sério nossos desejos e vontades.
Acredito que assim conquistaremos o que queremos e o que desejamos em 2012. Com Paz, Harmonia Social, Saúde Pública, Emprego e Boa Remuneração.
Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário