sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dez decisões para 2012

Só para lembrar, vou sugerir uma pequena lista de dez decisões que podem fazer parte de nossa agenda em 2012:
1. Desejos possíveis -- Faremos uma lista de todos os desejos que estavam ao nosso alcance e que deixamos de lado por estarmos muito ocupados ou por negligência mesmo. Se nesta lista estiver tirar um dia inteirinho para brincar com nossos netos, vamos priorizá-la. E se tiver nos dedicar uma semana aos nossos filhos, também vamos colocar em primeiríssimo lugar e tirar esse compromisso da frente antes do Carnaval;
2. Agenda velha – Vamos resgatar e atualizar todas as nossas agendas velhas. E nos comprometer a ligar, enviar e-mail ou mesmo um cartão postal para os amigos que nos foram tão caros e determinantes no passado;
3. Parentes – Se ainda existe pelo menos um parente chateado com a gente, vamos nos esforçar para entender seu ponto de vista e tentar, mais uma vez, perdoá-los em nome da harmonia em nossa família ampliada;
4. Colegas de trabalho – Vamos sugerir aos nossos colegas de trabalho que utilizemos nossas horas de almoço para discutir assuntos fora do nosso ambiente de trabalho. Vale até política, mas vamos tentar deixar de lado ficar repetindo as coisinhas que nos incomodam na rotina de trabalho;
5. Prova de amor – Sim, nossas esposas (e esposos) sabem do nosso amor, mas vamos em 2012 tentar provar esse afeto com uma rosa, uma bijouteria ou até mesmo com uma jóia. Ou quem sabe deixando para trás um bilhete carinhoso, um bombom, um presentinho bobo qualquer que documente nosso afeto.
6. Dinheiro – Vamos reconhecer, finalmente, que o dinheiro que ganhamos, junto com nossa família, é sagrado. Portanto, vamos aprender a planejar nossos gastos, a evitar prestações absurdas com juros igualmente absurdos. Pois cada centavo que a gente economizar e, se possível, aprender a investir, vai garantir nossa segurança e independência financeira.
7. Saúde – É possível beber com controle. Vamos nos inspirar naqueles (e naquelas) que bebem de alegria e não para se matar aos poucos. O mesmo vale para o cigarro e o exagero nas comidas. Porque é assim, principalmente, que garantiremos nossa saúde. E mesmo nós homens, vamos sim, pelo menos duas vezes em 2012, dar uma passadinha no médico e ver como andam nosso colesterol, nossa próstata, nossa diabetes e a pressão.
8. Lazer – Tem muito lazer além da televisão. Basta dar uma olhada nos jornais da cidade, consultar os sites e vamos encontrar shows de graça ou muito baratos, filmes e museus para visitar. Vamos investir em nossa alma e na nossa condição humana.
9. Sabedoria – Tem sempre alguém que sabe mais que a gente por perto. Vamos tirar pelo menos um dia a cada dois meses para tentar conviver com quem sabe mais que a gente. Seja por ter mais experiência ou por ter estudado muito. Procure a programação de palestras das faculdades ou igrejas perto de sua casa.
10. Iniciativa – Se você chegou até aqui é porque realmente quer fazer algo diferente e bom para você e sua alma em 2012. Só falta agora se comprometer de verdade para ter a disciplina essencial para ter um 2012 muito melhor que o ano passado. Só você sabe onde poderá melhorar e só você poderá se comprometer e avaliar o que fará para cumprir cada um das sugestões que apresentamos acima.
Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

Nenhum comentário:

Postar um comentário